sábado, 19 de setembro de 2015

COMO FAZER HÉLICES PARA GERADORES EÓLICOS

Das diversas mensagens que recebemos diariamente, percebemos que uma parte considerável é referente à construção de geradores eólicos, na qual, as pessoas que estão tentando fazer esse experimento e muitas vezes tem data marcada para apresentar o trabalho, se desesperam ao perceber que a data da apresentação se aproxima  e o gerador não funciona. Hoje nós daremos uma  valiosa dica, pois, mostraremos passo a passo toda a construção de uma hélice caseira, visto que é uma das peças fundamentais para o bom funcionamento do gerador eólico. Veja através das imagens e do vídeo todos os detalhes.
Hélice construída com a capa de um DVD
Hélice acoplada a um motor de impressora
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no link abaixo

4 comentários:

  1. Olá Evandro, meu nome é Ana Carolina, tenho 12 anos e sou estudante da escola mun. prof. Jalile Barbosa Calixto que fica em Passos/MG. Estamos participando do torneio Brasil de Robotica que tem como tema: ENERGIA. Pensamos que talvez possa ser possível criar um ventilador auto-sustentável como nesse site: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/2864-conceito-de-ventilador-capaz-de-gerar-energia-para-si-mesmo.html Professor, é possível criar isso? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Carolina, isso é o que muitas pessoas estão tentando, porém, nada de concreto ainda, pelo menos que eu saiba. O que é possível é armazenar essa energia em baterias e usá-la posteriormente. Nós temos experiências nesse sentido, na qual o gerador transforma a força do vento em eletricidade e armazena em baterias de celulares. Veja nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=YwjEbz7FFlU. Abraços !!!

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Evandro! Ficamos muuuuuito felizes com sua resposta! minha equipe e eu tivemos outra ideia: acoplar um gerador eólico na frente de um ventilador comum (elétrico), o gerador aproveitaria o movimento mecânico das pás e armazenaria a energia em uma bateria para poder ser usada para carregar celulares e outros objetos eletronicos. Em uma escola esse projeto geraria muita energia e ajudaria muito o meio ambiente! O que achou da ideia? E mais uma vez, de toda a minha equipe, muito obrigada!

    ResponderExcluir