segunda-feira, 30 de setembro de 2013

JOGO COORDENADAS SILÁBICAS

Esse jogo é formado por 36 tampinhas que representam as sílabas das 12 cartelas do jogo. São 4 cartelas com palavras polissílabas, 4 com palavras trissílabas e 4 com palavras dissílabas.
 Também faz parte do jogo, um tabuleiro com um quadrado de 36 cm de lado, que foi dividido em 7 colunas e 7 linhas. Observe que na primeira coluna nós colocamos os números de 1 a 6 e estão destacados na cor vermelha, fizemos o mesmo na primeira linha, a cor destacada é o verde.
Agora as 36 tampinhas são colocadas sobre o tabuleiro de forma aleatória e o jogo está pronto para ser usado.
Para começar a partida, um jogador lança os dois dados (um verde e um vermelho), os valores obtidos nas faces dos dados representarão as coordenadas da sílaba sorteada. se  essa sílaba se encaixar em uma das cartelas do jogador que lançou o dado, então ele retirará essa sílaba do tabuleiro e colocará sobre a cartela correspondente, caso contrário a sílaba permanecerá no tabuleiro.
Vencerá a partida aquele que primeiro preencher as três cartelas.
O vídeo que está no link abaixo, mostra todos os detalhes desse jogo, assim como, a simulação de uma partida entre quatro crianças.
Clique no link abaixo e assista ao vídeo

37 comentários:

  1. Olá Prof. Evandro Veras,
    Vi um vídeo seu no You tube, ensinando a fazer um jogo eletrônico. Fiz um, porém com enfoque em ciências. Gostaria de saber como fazer a referência de pesquisa utilizando seus dados em um trabalho acadêmico, conferindo desta forma os créditos a você. Aguardo um retorno seu.
    Obrigada,
    Profª Raquel.

    ResponderExcluir
  2. Olá Profª Raquel, quais informações você precisa ??

    ResponderExcluir
  3. eu quero esse jogo.. voce podia fazer e vender!!! eu sou a primeira da fila tá!

    ResponderExcluir
  4. adrei o seu trabalho,tbm gostaria de saber valor do jogo...
    liliabbrito80@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome é Giulia Armaneli, sou estudante do CEFET-MG e achei muito interessante essa proposta. Queria entrar em contato contigo, pois queria fazer algumas perguntas relacionado ao jogo para meu trabalho acadêmico.

    E-mail: giulia-armaneli@hotmail.com

    Atenciosamente,
    Giulia.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Gostaria de saber se faz pra vender? Meu email: monipobby@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Evandro, meu nome é Julia Nunes, eu e a Giulia Armaneli (ali em cima) acabamos de concluir um projeto de um jogo educativo (para computador) baseado no seu "coordenadas silábicas". Poderia entrar em contato comigo ou me dizer como posso entrar em contato com você?

    A propósito, seu blog é maravilhoso. Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Julia, o meu e-mail é: profphardal@ig.com.br
    Abraço !!

    ResponderExcluir
  9. Olá, professor é demais quero muito fazer este jogo, você pode me passar as medidas e materiais necessários, desde já agradeço. vanessamartinsgb@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, Profº.
    Você teria o arquivo com as imagens e sílabas usadas no jogo que pudesse me enviar, pois estou querendo confeccionar para uma escola carente próximo de minha casa. Parabéns pelo trabalho e desde já grata.

    Meu email: thayany.stefane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Profº,
    Que trabalho maravilhoso! Você pode me enviar o arquivo com as imagens, medidas e material necessário para confeccioná-lo ou me passar o valor do mesmo. Desde já agradeço!

    meu email: cris_rsouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, o senhor poderia me passar os moldes. Tento fazer, mas a tecnologia é minha inimiga... rs
    e mail: proffundamental@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, o senhor poderia me passar os moldes. Tento fazer, mas a tecnologia é minha inimiga... rs
    e mail: proffundamental@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, o senhor poderia passar o arquivo das imagens é das sílabas p poder confeccionar aos meus alunos, já conseguimos as tampinhas. Muito obrigada desde já.

    Meu email: thaismoura001@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, o senhor poderia passar o arquivo das imagens é das sílabas p poder confeccionar aos meus alunos, já conseguimos as tampinhas. Muito obrigada desde já.

    Meu email: thaismoura001@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. PRof. Evandro, boa noite!
    Adorei esse jogo pedagógico. Utilizarei no processo de alfabetização das minhas crianças nesse ano. Você poderia, por gentileza, enviar por email os moldes para eu fazer?
    email: fabianeprd@gmail.com
    Obrigada, Fabiane.

    ResponderExcluir
  17. Olá, adorei o jogo! Tenho interesse em comprar. Meu e mail
    josianasousa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, Prof. Evandro Veras.
    Gostaria de saber se posso utilizar seu jogo e seus dados em meu TCC?
    Aguardo seu retorno.
    Vicentina Caetano.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, tudo bem? Amo seus jogos tem me ajudado muito. Poderia me enviar os moldes desse jogo por favor, meu e-mail é regiany miranda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite, Prof. Evandro Veras.
    Gostaria de saber qual faixa etária, fase do desenvolvimento da leitura que se aplica o jogo coordenadas pedagógicas. Estou procurando por jogo de alfabetização que possa ser usado com crianças disléxicas no período da alfabetização. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  21. Olá!! Quero muito receber esse material para imprimir!!

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Profº Evandro,
    Gostaria de saber se o senhor pode me enviar o arquivo com as imagens, medidas e material necessário para confeccioná-lo ou me passar o valor do mesmo. Desde já agradeço!

    meu email: mbeatrizsousa@uol.com.br

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!
    Adorei o jogo!!

    Vc vende o jogo?

    ResponderExcluir
  24. Bom dia!


    Adorei o jogo!!!


    VC VENDE ?


    anarita29@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, professor!
    Preciso desse jogo!
    Há possibilidades de venda?
    Meu email: mai.ln@hotmail.com

    Me responde!!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite Professor! Como fazer para adquirir esse material? se for vendido qual o valor? minhadecm@gmail.com me email para receber o material. Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Bom Dia.
    Gostaria de saber se tem você me mandar alguns jogos em pdf, pois trabalho na educação e adorei seu jogo.
    PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  28. gostaria que você me manda se esse jogo em pdf, você esta de parabéns

    ResponderExcluir
  29. Gostaria do passo a passo para a confeção desse jogo. alanea92@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde. gostaria de ter acesso a esse material. mariaisabelladasilva1991@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Olá professor
    Meu nime é Mylena
    E gostaria de saber pra que idade e indicado esse jogo?

    ResponderExcluir
  32. Parem de ser preguiçosos e confeccionem, eu hein!

    ResponderExcluir
  33. Só fazer em EVA. Eu fiz e deu muito certo

    ResponderExcluir
  34. por favor me mande marcyna2018@hotmail.com

    ResponderExcluir